Conferencistas

Ingrida Baranauskiene,  Faculty of Health Sciences, Klaipeda University, Lithuania

Doutora em ciências sociais; Professor da Universidade de Klaipeda, Lituânia, Faculdade de Ciências da Saúde. Área científica de trabalho e pesquisa: Bem-estar social em estudos de deficiência.

Editor-chefe da revista “Social Welfare: Interdisciplinary approach” (CA WOS); Título de Professor Honorário da University of Human development “Ukraine” (Ucrânia); Membro do comitê para estudos conjuntos de doutoramento no campo da Educação na Lituânia; Perita do Conselho Científico da Letónia; Especialista em Banco de Dados Científicos Lituanistika; Autora e co-autora de 80 publicações científicas; Chefe de 11 projetos da UE.

Tema a apresentar: Crianças com deficiência e dificuldades emocionais no sistema de assistência médica.


 

Gemma Filella Guiu – Faculdad Educación, Universidade de Lieida, España

Licenciada en Filosofía y Letras (sección Pedagogía) y doctora en Ciencias de la Educación; Profesora Titular del Departamento de Pedagogía y Psicología de la Universidad de Lleida; Imparte docencia sobre métodos de investigación en educación y orientación profesional y educativa; Coordinadora del Grupo de Investigación en Orientación Psicopedagógica de la UdL; Coordinadora del Servicio Científico-Técnico de la UdL “Mejora de la convivencia en los centros educativos”; Coordinadora del Postgrado de Educación Emocional. Autora de artículos científicos y libros, destacar el libro Aprender a Convivir publicado por la editorial Barcanova, fruto del Premio EDU21 2013.

Licenciatura em Filosofia e Literatura (Pedagogia) e Doutoramento em Ciências da Educação; Professora Titular do Departamento de Pedagogia e Psicologia da Universidade de Lleida (UdL); É docente de métodos de investigação em educação e orientação profissional e educacional; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Orientação Psicopedagógica da UdL; Coordenador do Serviço Técnico-Científico da UdL “Melhoria da coexistência em centros educativos”; Coordenadora de Pós-Graduação em Educação Emocional. Autora de artigos científicos e livros, destaque o livro Learning to Live publicado pela editora Barcanova, fruto do Prémio EDU21 2013.

Tema a apresentar: Gestão de Emoções.


 

Sonja Alimovic, Education Faculty,  Zagreb University(UZb), Croácia

Depois de terminar a Faculdade de Ciências da Educação e Reabilitação na Universidade de Zagreb, terminou Master of Arts (MA) em Psiquiatria Infantil e Adolescente e o PhD em Biomedicina e Saúde na Universidade de Zagreb, Escola de Medicina; De 2003 a 2015 trabalhou como professora de educação especial e reabilitação com crianças com deficiência visual e múltiplas deficiências e suas famílias no jardim de infância, e mais tarde na creche como terapeuta de intervenção precoce; Durante este período trabalhou como professor associado na Faculdade de Educação e Ciências da Reabilitação e da Faculdade de Medicina da Universidade de Zagreb. De 2015 até ao presente trabalha como professor assistente na Faculdade de Educação e Ciências da Reabilitação; Envolvido em vários projetos (Deficiência visual em crianças com deficiência intelectual, Deficiência visual cerebral em crianças, Projeto Erasmus + PSI Well)

Tema a apresentar: Problemas emocionais e comportamentais de crianças com deficiência visual e deficiência intelectual.


 

Ana Wagner-Jakab, Universidade de Zagreb (UZb), Croácia

Professor Auxiliar: Inclusão educacional e social, Famílias de crianças com deficiência, Dificuldades de aprendizagem, Múltiplas deficiências; Trabalha na Faculdade de Educação e Ciências da Reabilitação, Universidade de Zagreb como investigadora e professora desde 1998. Wagner Jakab participou como investigadora em 10 projetos científicos. Publicou 17 trabalhos científicos e 30 apresentações em diferentes conferências nacionais e internacionais. Ana Wagner Jakab é presidente da ONG Korablja que faz parte da L’Arc International. É casada e mãe de dois filhos.

Tema a apresentar: O efeito da espiritualidade na qualidade e satisfação dos relacionamentos entre pais de crianças com deficiência.


 

Celeste Simões, Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de MOtricidade Humana da Universidade de Lisboa; Licenciada em Educação Especial e Reabilitação, com mestrado em psicologia social, e doutoramento em Educação Especial (comportamentos de risco na adolescência) e Agregação em Ciências da Educação; Investigadora do projecto de Aventura Social e membro do Centro de Investigação do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina de Lisboa; Coordenação de projetos de investigação sobre resiliência, alguns deles desenvolvidos no âmbito de parcerias internacionais; Diversas publicações e apresentações em eventos nacionais e internacionais.

Tema a apresentar: Promoção da Resiliência em Portugal.


 

Natalija Lisak, Universidade de Zagreb (UZb), Croácia

Professor assistente; Os seus interesses científicos estão focados na inclusão educacional e social e nos direitos das pessoas com deficiência. Especialista em métodos qualitativos e quantitativos de colheita e análise de dados. Também se interessa pelo aconselhamento de pais de crianças com deficiências intelectuais, com base nos eventos significativos dos seus percursos de vida, reunidos através das suas histórias de vida.

Tema a apresentar: Apoio à inclusão de famílias com crianças com deficiência: preditores de satisfação no relacionamento do parceiro.


 

Alcina Nunes, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

É Professora no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, onde lecciona diversos cursos na área da Economia e Gestão, é responsável pela licenciatura em Gestão de Negócios Internacionais (Curso Europeu) e membro investigador da UNIAG, unidade de investigação financiada pela FCT. Com um doutoramento em Economia Matemática e Modelos Econométricos, a sua investigação actual diz respeito à avaliação econométrica de políticas públicas, nomeadamente, políticas de mercado de trabalho, saúde, género e desenvolvimento, empreendedorismo e demografia empresarial. Colaborou também com o Grupo de Estudos Económicos do Ministério da Economia Português, o Grupo de Economia e Estudos Monetários da Universidade de Coimbra e com várias universidades como docente convidada, ao mesmo tempo que publicou vários artigos científicos e capítulos de livros.

Tema a apresentar: A Economia da Felicidade.


 

Maria Augusta Romão da Veiga Branco, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde (ESSA) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), leciona as disciplinas de Pedagogia, Gerontogogia, Comunicação e Aconselhamento; Coordenadora da Pós Graduação em Educação Emocional, Insere o Departamento de Ciências Sociais e Gerontologia da ESSA,  Doutor em Ciências da Educação pela FPCEUP, Mestre em Promoção e Educação para a Saúde (UTAD), com PG Neuroeducação, (INSPSI); Direção da Paideia – Plataforma Aberta – Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional   https://www.facebook.com/paideia.educacaoemocional. Investigadora Integrada RECI: (Research in Education and Community  Intervention); Revisor do KJEP’s (Journal of Educational Policy, Seoul); membro do corpo editorial  do Universal Journal of Educational Research of Horizon Research Publishing (HRPUB) http://www.hrpub.org/journals/jour_editorialboard.php?id=95. 

Tema a apresentar: Competência Emocional em Pais de Crianças de Crianças com Necessidades Especiais (CNE) – uma realidade portuguesa


 

Ana Isabel Correia, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Lisboa

Doutoramento e Mestrado em Ciências da Educação, especialidade Psicologia e Educação, FCSH; UNL. Há 14 anos que estuda aprofundadamente temas relacionados com emoções, inteligência emocional, gestão de emoções, educação emocional, competências emocionais.

É formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o número de registo CCPFC/RFO – 22371/07, nas áreas e domínios: B03 Educação e Desenvolvimento, C12 Relação Pedagógica e D06 Relações Humanas. É formadora em Educação Emocional, FEM, Barcelona. É formadora no Departamento de Formação Avançada do ISPA, na área da Gestão de emoções. É investigadora na PAIDEIA (Plataforma Aberta – Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional), desde 2011.

É congressista internacional nas áreas de Inteligência Emocional, Educação Emocional e Competências sociais, com publicações em revistas em atas de eventos internacionais com arbitragem científica. É professora de Ensino Básico desde 2001 com experiência de 7 anos em Projetos PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) com crianças e jovens em risco de exclusão social.

Internacional Coaching, (Certificação WeCreate), e Certificação em: Técnicas de PNL, em Alta performance e em Meditação para alta performance, (High Stakes Academy, SP, Brasil).

É fundadora da MIND BALANCE LEADER onde exerce trabalho na área da formação, consultoria e coaching nas temáticas da Gestão de emoções e Liderança Pessoal.

Tema a apresentar: Gestão de emoções e liderança pessoal 


 

 Adina Aurora Colomeischi,  Universidade Stefan cel Mare, Suceava, Roménia

Professora associada. Tem mais de 20 anos de experiência na área da psicologia e educação como Investigadora, professora, orientadora e formadora. Tem BA em Psicopedagogia, Mestrado em Aconselhamento Escolar, e doutoramento em Ciências da Educação com tese intitulada Estratégias de Aconselhamento e Programas para o Desenvolvimento Social-Emocional de Crianças Sobredotadas. Áreas de ensino: Educação Emocional, Aconselhamento Psicopedagógico, Educação Sobredotada e Formação de professores. Tem experiência como conselheira escolar: prestou serviços de aconselhamento psicopedagógico para crianças, professores e pais. É coordenadora de um mestrado em Aconselhamento e Educação Emocional. Tem experiência como gestora de projetos e como instrutora, oferecendo formação para professores sobre educação de pais, educação emocional, aconselhamento. É gestora de projecto de um projecto internacional Erasmus que se centra no bem-estar da família: Construindo pontes: promovendo a inclusão social e o bem-estar das famílias de crianças com necessidades especiais.

Tema a apresentar: Construindo Pontes – Promoção da Inclusão Social e Bem estar em famílias de Crianças com Necessidades Especiais: Uma Experiência de parceria Europeia.


 

  Mine Göl GÜVEN, Bogazici University, Turquia

Licenciatura na Universidade de Istambul, Departamento de Orientação e Aconselhamento Psicológico, 1997, Mestrado no Departamento de Estudos da Criança e da Família na Universidade de Syracuse,  Ph.D. na Penn State University, Faculdade de Educação, Departamento de Currículo e Instrução. Professora na Universidade Boğaziçi, em Istambul, desde 2006. Tem desenvolvido trabalhos com professores para promover habilidades socioemocionais em crianças em ambientes escolares. Áreas de interesse: A avaliação da escola e do programa, a formação de professores em serviço. Tem realizado estudos em colaboração com ONGs para apoiar adultos a desenvolver boas relações com crianças, construir ambientes favoráveis ​​com crianças e desenvolver programas para ambientes de primeira infância. É membro ativo do Centro de Pesquisa e Pesquisa em Educação para a Paz desde 2008. Assume-se como uma pesquisadora amiga da criança / com crianças para se comunicar, interagir e construir relacionamentos.

Tema a apresentar: Criar um Clima emocional positivo na Escola – porque é importante e como pode ser feito?


 

Florêncio Vicente Castro, Univ Extremadura, Badajós, Espanha

Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia e Antropologia
Área do conhecimento – Psicologia Evolucionária e Educacional
Coordenador dos programas de Doutoramento do Departamento de Psicologia. Orientador científico de mais de 60 teses de doutoramento  e mestrado. Investigador principal em projetos regionais, nacionais e internacionais. Organizador de  congressos, fóruns, simpósios, congressos e cursos. É Membro do Painel Internacional de Avaliação da FCT, Portugal, da Comissão Externa de Aconselhamento. É Coordenador de Grupos de pesquisa em Portugal, Membro da Comissão de Avaliação da ASUCYL e da ASUCYL e avaliador de Projetos do MEC. Linhas de Pesquisa: Psicologia e Educação; Psicologia do Desenvolvimento; Ciclo de vida; Integração de Alunos com Necessidades Educativas Especiais; Psicologia e Qualidade de Vida; Contexto Social do Desenvolvimento; Terceira idade; Análise comportamental; Processos educativos; Burnout; Assédio moral; Bulling, Mobbing, Intimidação no  trabalho e em redes sociais.

Tema a apresentar: Between Education


Paula Lebre, Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa, Portugal

  • Competências sociais e emocionais, Terapias de Dança Expressiva e Inclusiva, Resiliência
  • Professor Assistente no Departamento de Educação Ciências Sociais e Humanidades, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH-ULISBOA)
  • Licenciatura em Educação Física – Educação Especial e Reabilitação (FMH-Universidade Técnica de Lisboa)
  • Mestrado em Educação Especial (Tempos livres e estudantes com necessidades especiais. (FMH- Universidade Técnica de Lisboa))
  • Doutoramento em Educação Especial (Comportamentos saudáveis e estudantes com necessidades especiais). (FMH-Universidade Técnica de Lisboa)
  • Investigadora no Projeto Aventura Social, INET-MD, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança- Pólo Dança from the FMh-ULISBOA.
  • Coordenação de projetos de investigação em aconselhamento, NEET, intervenção comunitária para a inclusão, alguns dos quais no âmbito de parcerias internacionais.
  • Diversas publicações e apresentações em eventos científicos nacionais e internacionais.

Tema a apresentar: Troca a Dar – uma abordagem à dança num Projeto de Intervenção Comunitária orientado para a inclusão social de pessoas com problemas de saúde mental.