Programa de Comunicações e Posters

21 fevereiro – quinta-feira

17h50 – 18h50 – Sessão de Comunicações l – Educere (em Português) (Auditório Alcínio Miguel)
Moderação: Sofia Bergano

  • Relação entre inteligência emocional e gestão do conflito em sala de aula
    Sabina Valente, Ana Paula Monteiro & Abílio Lourenço (ID 70)
  • Neuroeducação: uma nova abordagem na educação, nas atividades de enriquecimento curricular, recriando recreios escolares e jogos tradicionais Rosa Pinto & Albino Pereira (ID 79)
  • Criatividade e valores de vida em líderes e não líderes: o que faz a diferença?
    Leonor Almeida, Matilde Andrade, Carol Netreba, Carmo Ramalho & Monica Rodrigues (ID 91)

 22 fevereiro – sexta-feira

9h00 –  10h30 – Sessões Paralelas

Sessão de Comunicações II – Intervenção para desenvolver (sala Paideia)
Moderação: Isabel Chumbo, Teresa Correia

  • Relação entre a inteligência emocional (EI) e a resiliência dos professores
    Mara Silva & Paula Lebre (ID 80)
  • Atitudes em relação ao amor: estudo empírico numa amostra de estudantes do ensino secundário e superior, distrito do Porto
    Sónia Cabral (ID 113)
  • Como educar hoje: existe um segredo que faz magia?
    Teresa Pinho & Brazelina Marques (ID 114)
  • 11 Passos para a Transformação – Uma Metodologia de Intervenção Psicossocial em Famílias
    Gabrielle Vasconcelos (ID 71)
  • APPACDM de Mirandela a voz da diferença em Trás-os-Montes
    Sofia Morais & Samuel Almeida  (ID 103)
  • Desenvolvimento socioemocional de crianças brasileiras: intervenção escolar à luz da Psicologia Positiva
    Angélica Ribeiro & Camelia Murgo (ID 78)

Sessão de Comunicações III – A emoção em contexto clínico (sala Farmácia Atlântico)
Moderação: Manuel Brás, Filomena Grelo de Sousa

  • A supervisão clínica e o impacto nas competências emocionais dos enfermeiros
    Cristina Augusto, Cristina B. Pinto & António Luís Carvalho (ID 117)
  • Resiliência em enfermeiros: inaudita capacidade de construção humana
    Ana Galvão, A. Veiga-Branco, Marco Pinheiro & Maria José Gomes (ID 111)
  • Competência emocional do enfermeiro no cuidado à pessoa em situação crítica
    Ana Marques & Patrícia Coelho) (ID 77)
  • Gravidez e competência emocional: emoções inerentes à curiosidade infantil
    Zélia Anastácio (ID 99)
  • Empatia e traços de personalidade em enfermeiros
    Ana Galvão, Augusta Veiga-Branco, Marco Pinheiro & Maria José Gomes (ID 90)
  • As universidades seniores como fator emocional para os seniores
    Luís Jacob, RUTIS, Ricardo Pocinho (ID124)

13h45 –  15h30 – Sessões Paralelas

Sessão de Comunicações IV – Educação emocional (sala Paideia)
Moderação: Isabel Lopes, Filomena Pereira

  • Educação Emocional – Uma forma de intervir
    Nathalie Marques (ID 121)
  • Programa de literacia emocional com cuidadores familiares de pessoas com doença mental
    Francisca Manso (ID 120)
  • A Educação Emocional na Formação dos Professores Cooperantes
    Dulce Noronha-Sousa, Vitorino Costa & Liliana Neto (ID 76)
  • Programa de educação sócio emocional em alunos do ensino básico: “os mochinhos da sabedoria”
    Sandra Costa (ID 85)
  • Programa de intervenção para desenvolvimento de competências emocionais, com enfermeiros de uma unidade de cuidados coronários
    Ana Paula Macedo, João Manuel Cainé, Lisa Gomes & Rui Pereira (ID 88)
  • Da emoção em Música, Movimento e Dança na Idade Sénior
    João Cunha (ID 105)

Sessão de Comunicações V – Emoções, conflitos e contextos (Sala Farmácia Confiança)
Moderação: Teresa Raquel Pinho, António Nogueira

  • Conflitos em contexto de saúde: um instrumento de estilos de gestão de conflito
    Pedro Cunha, Abílio Lourenço, Ricardo Bessa Monteiro & Ana Paula Monteiro (ID 72)
  • O verso e o reverso da GRH: breves considerações sobre a Gestão de conflitos e de emoções
    Ricardo Bessa Moreira (ID 104)
  • Gestão de Emoções na Mediação Familiar
    Pedro Cunha & Carla Lopes (ID 74)
  • Inteligência emocional e estilos de gestão do conflito numa autarquia
    Ana Paula Monteiro, Daniela Maciel & Elisete Correia (ID 73)
  • Valores e contravalores na utilização da Internet por estudantes do ensino superiorLuísa Miranda, Paulo Alves, Carlos Morais (ID122)
  • A inteligência emocional no setor segurador
    Vitor Manso (ID 119)

23 fevereiro – sábado

11h00  – 12h00 – Sessão de Comunicações VI – Olhar, Ver e Intervir (Auditório Alcínio Miguel)
Moderação: Ana Galvão, Luísa Jorge

  • A Coragem é Contagiante! – Lynn Lott Encouragement Consultant Program
    Danielle Capella (ID 81)
  • Motivações, comportamentos e consequências das festas académicas nos estudantes cabo-verdianos
    José Micael Pereira & Carlos Morais (ID 112)
  • Disciplina Positiva – Critérios, Ferramentas e Conceitos
    Danielle Capella (ID 82)
  • Resiliente – Um Olhar sobre uma Comunidade Cigana
    António Sérgio Strecht

Sessão de Posters (durante a pausa para café)

Coordenação/ Moderação: Filomena Pereira, Manuel Brás, Paulo Alves, Leonel Deusdado

Projeção dia 21, Quinta-feira

  • A educação emocional na primeira infância: perspetivas de um programa
    Paula Gomes & Sidónia Isabel Henriques (ID 75)
  • Educação emocional e formação em enfermagem: protocolo de revisão sistemática da literatura
    Lisa Gomes, João Manuel Caine, Rui Pereira & Ana Paula Macedo (ID 89)
  • The Role of Emotion Regulation on Female Sexual Pain: A Comparative Exploratory Analysis
    Priscila Vasconcelos, Cátia Oliveira & Pedro Nobre (ID 87)
  • “Endireita” – A intervenção Psicomotora na Promoção de Competências Sociais e Emocionais em jovens delinquentes
    Alice de Sousa, Margarida Santos, Carlota Gomes, Mariana Silva, Bárbara Paiva, Paula Lebre & Celeste Simões (ID 83)
  • Assessment of a training for families framed in the research project PSIWELL
    Agnès Ros-Morente, Judit Teixiné Baradad, Cèlia Moreno García & Gemma Filella Guiu (ID 86)
  • Quando as emoções se confundem com a vontade de comer: Dados preliminares
    Rita Garcia, Sónia Afonso, Filomena Pereira & Maria A. Veiga-Branco (ID 92)
  • Regulação Emocional e a sua relação com Índice de Massa Corporal
    Rita Garcia, Sónia Afonso, Filomena Pereira & M A. Veiga-Branco (ID 93)
  • “Comer o quê?” – Relação entre a vivência da afetivo – sexualidade e Índice de Massa Corporal
    Filomena Pereira, Ricardo de Castro & Maria A. Veiga-Branco (ID 94)

Projeção dia 22, Sexta-feira

  • Afetivo-sexualidade e Compulsão Alimentar: qual a relação?
    Filomena Pereira, Ricardo de Castro & Maria A. Veiga-Branco (ID 95)
  • Emotional Intelligence, positive emotions and burnout in teaching profession
    Aurora Adina Colomeischi & Tudor Colomeischi (ID 96)
  • Encouraging the career development possibilities of children with disabilities
    Diana Saveikiene (ID 101)
  • Inclusive Education: Promoting Teachers Engagement
    Ingrida Baranauskiene & Diana Saveikiene (ID 102)
  • Validação da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law em adolescentes
    Henrique Costa & Helder Miguel Fernandes (ID 106)
  • A satisfação com a imagem corporal influência o bem-estar psicológico dos estudantes do ensino superior
    Carina Domingos da Silva, Hermínio da Costa Almeida Mesquita, Carina Rodrigues, Cristina Teixeira, Filomena Sousa (ID 123)
  • Novos e velhos desafios da educação Inclusiva
    Natália Cordeiro Vara (ID 108)
  • Implementação de um programa de competências de estudo: desafios de uma prática baseada na inclusão
    Natália Cordeiro Vara (ID 109)
  • Alterações Auto percecionadas no envelhecimento: Gestão das emoções
    Eugénia Anes (ID 115)
  • Sentimentos e emoções da pessoa com ostomia intestinal: Revisão sistemática
    Eugénia Anes (ID 116)
  • Recursos internos do Healthy Kids Resilience: estudo de validação em crianças
    Graça Aparício (ID 118)
  • Sentimentos relativos à Imagem corporal após cirurgia bariátrica
    Rita Miranda, Ana Maria Pereira & António Fernandes (ID 107)
2019 Emotional Intelligence Programmes v2
(Formato PDF, atualizado em 19 de fevereiro 2019)