21 February – Thursday
17h50 – 18h50 – Communications Session l – Educere (in Portuguese) (Alcínio Miguel Auditorium)
Chair: Sofia Bergano
- Relação entre inteligência emocional e gestão do conflito em sala de aula
Sabina Valente, Ana Paula Monteiro & Abílio Lourenço (ID 70) - Neuroeducação: uma nova abordagem na educação, nas atividades de enriquecimento curricular, recriando recreios escolares e jogos tradicionais Rosa Pinto & Albino Pereira (ID 79)
- Criatividade e valores de vida em líderes e não líderes: o que faz a diferença?
Leonor Almeida, Matilde Andrade, Carol Netreba, Carmo Ramalho & Monica Rodrigues (ID 91)
22 February – Friday
9h00 – 10h30 – Parallel sessions
Communications Session II – Intervention to development (Paideia room)
Chair: Isabel Chumbo, Teresa Correia
- Relação entre a inteligência emocional (EI) e a resiliência dos professores
Mara Silva & Paula Lebre (ID 80) - Atitudes em relação ao amor: estudo empírico numa amostra de estudantes do ensino secundário e superior, distrito do Porto
Sónia Cabral (ID 113) - Como educar hoje: existe um segredo que faz magia?
Teresa Pinho & Brazelina Marques (ID 114) - 11 Passos para a Transformação – Uma Metodologia de Intervenção Psicossocial em Famílias
Gabrielle Vasconcelos (ID 71) - APPACDM de Mirandela a voz da diferença em Trás-os-Montes
Sofia Morais & Samuel Almeida (ID 103 - Desenvolvimento socioemocional de crianças brasileiras: intervenção escolar à luz da Psicologia Positiva
Angélica Ribeiro & Camelia Murgo (ID 78)
Communications Session III – Emotion in clinical context (Farmácia Atlântico room)
Chair: Manuel Brás, Filomena Grelo de Sousa
- A supervisão clínica e o impacto nas competências emocionais dos enfermeiros
Cristina Augusto, Cristina B. Pinto & António Luís Carvalho (ID 117) - Resiliência em enfermeiros: inaudita capacidade de construção humana
Ana Galvão, A. Veiga-Branco, Marco Pinheiro & Maria José Gomes (ID 111) - Competência emocional do enfermeiro no cuidado à pessoa em situação crítica
Ana Marques & Patrícia Coelho) (ID 77) - Gravidez e competência emocional: emoções inerentes à curiosidade infantil
Zélia Anastácio (ID 99) - Empatia e traços de personalidade em enfermeiros
Ana Galvão, Augusta Veiga-Branco, Marco Pinheiro & Maria José Gomes (ID 90) - As universidades seniores como fator emocional para os seniores
Luís Jacob, RUTIS, Ricardo Pocinho (ID124)
13h45 – 15h30 – Parallel sessions
Communications Session IV – Emotional education (Paideia room)
Chair: Isabel Lopes, Filomena Pereira
- Educação Emocional – Uma forma de intervir
Nathalie Marques (ID 121) - Programa de literacia emocional com cuidadores familiares de pessoas com doença mental
Francisca Manso (ID 120) - A Educação Emocional na Formação dos Professores Cooperantes
Dulce Noronha-Sousa, Vitorino Costa & Liliana Neto (ID 76) - Programa de educação sócio emocional em alunos do ensino básico: “os mochinhos da sabedoria”
Sandra Costa (ID 85) - Programa de intervenção para desenvolvimento de competências emocionais, com enfermeiros de uma unidade de cuidados coronários
Ana Paula Macedo, João Manuel Cainé, Lisa Gomes & Rui Pereira (ID 88) - Da emoção em Música, Movimento e Dança na Idade Sénior
João Cunha (ID 105)
Communications Session V – Emotions, conflicts and contexts (room 115)
Chair: Teresa Raquel Pinho, António Nogueira
- Conflitos em contexto de saúde: um instrumento de estilos de gestão de conflito
Pedro Cunha, Abílio Lourenço, Ricardo Bessa Monteiro & Ana Paula Monteiro (ID 72) - O verso e o reverso da GRH: breves considerações sobre a Gestão de conflitos e de emoções
Ricardo Bessa Moreira (ID 104) - Gestão de Emoções na Mediação Familiar
Pedro Cunha & Carla Lopes (ID 74) - Inteligência emocional e estilos de gestão do conflito numa autarquia
Ana Paula Monteiro, Daniela Maciel & Elisete Correia (ID 73) - Valores e contravalores na utilização da Internet por estudantes do ensino superior
Luísa Miranda, Paulo Alves, Carlos Morais (ID122) - A inteligência emocional no setor segurador
Vitor Manso (ID 119)
23 February – Saturday
11h00 – 12h00 – Communications Session VI – Looking, Seeing and Intervening (Alcínio Miguel Auditorium)
Chair: Ana Galvão, Luísa Jorge
- A Coragem é Contagiante! – Lynn Lott Encouragement Consultant Program
Danielle Capella (ID 81) - Motivações, comportamentos e consequências das festas académicas nos estudantes cabo-verdianos
José Micael Pereira & Carlos Morais (ID 112) - Disciplina Positiva – Critérios, Ferramentas e Conceitos
Danielle Capella (ID 82) - Resiliente – Um Olhar sobre uma Comunidade Cigana
António Sérgio Strecht
Posters Session (during the coffee break)
Coordination / Chair: Filomena Pereira, Manuel Brás, Paulo Alves, Leonel Deusdado
Projection on 21th, Thursday
- A educação emocional na primeira infância: perspetivas de um programa
Paula Gomes & Sidónia Isabel Henriques (ID 75) - Educação emocional e formação em enfermagem: protocolo de revisão sistemática da literatura
Lisa Gomes, João Manuel Caine, Rui Pereira & Ana Paula Macedo (ID 89) - The Role of Emotion Regulation on Female Sexual Pain: A Comparative Exploratory Analysis
Priscila Vasconcelos, Cátia Oliveira & Pedro Nobre (ID 87) - “Endireita” – A intervenção Psicomotora na Promoção de Competências Sociais e Emocionais em jovens delinquentes
Alice de Sousa, Margarida Santos, Carlota Gomes, Mariana Silva, Bárbara Paiva, Paula Lebre & Celeste Simões (ID 83) - Assessment of a training for families framed in the research project PSIWELL
Agnès Ros-Morente, Judit Teixiné Baradad, Cèlia Moreno García & Gemma Filella Guiu (ID 86) - Quando as emoções se confundem com a vontade de comer: Dados preliminares
Rita Garcia, Sónia Afonso, Filomena Pereira & Maria A. Veiga-Branco (ID 92) - Regulação Emocional e a sua relação com Índice de Massa Corporal
Rita Garcia, Sónia Afonso, Filomena Pereira & M A. Veiga-Branco (ID 93) - “Comer o quê?” – Relação entre a vivência da afetivo – sexualidade e Índice de Massa Corporal
Filomena Pereira, Ricardo de Castro & Maria A. Veiga-Branco (ID 94)
Projection on 21th, Thursday
- Afetivo-sexualidade e Compulsão Alimentar: qual a relação?
Filomena Pereira, Ricardo de Castro & Maria A. Veiga-Branco (ID 95) - Emotional Intelligence, positive emotions and burnout in teaching profession
Aurora Adina Colomeischi & Tudor Colomeischi (ID 96) - Encouraging the career development possibilities of children with disabilities
Diana Saveikiene (ID 101) - Inclusive Education: Promoting Teachers Engagement
Ingrida Baranauskiene & Diana Saveikiene (ID 102) - Validação da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law em adolescentes
Henrique Costa & Helder Miguel Fernandes (ID 106) - A satisfação com a imagem corporal influência o bem-estar psicológico dos estudantes do ensino superior
Carina Domingos da Silva, Hermínio da Costa Almeida Mesquita, Carina Rodrigues, Cristina Teixeira, Filomena Sousa (ID 123) - Novos e velhos desafios da educação Inclusiva
Natália Cordeiro Vara (ID 108) - Implementação de um programa de competências de estudo: desafios de uma prática baseada na inclusão
Natália Cordeiro Vara (ID 109) - Alterações Auto percecionadas no envelhecimento: Gestão das emoções
Eugénia Anes (ID 115) - Sentimentos e emoções da pessoa com ostomia intestinal: Revisão sistemática
Eugénia Anes (ID 116) - Recursos internos do Healthy Kids Resilience: estudo de validação em crianças
Graça Aparício (ID 118) - Sentimentos relativos à Imagem corporal após cirurgia bariátrica
Rita Miranda, Ana Maria Pereira & António Fernandes (ID 107)